Bubbles limpas

ASMA

O QUE É ASMA?

 

Asma é uma doença decorrente de uma inflamação crônica nos brônquios e suas ramificações, responsáveis pelo transporte do ar até os alvéolos pulmonares. Esta inflamação nas vias aéreas torna os brônquios e bronquíolos extremamente sensíveis e irritados o que provoca um aumento na produção de secreção (muco) e o broncoespasmo (contração e estreitamento destas estruturas), dificultando a passagem do ar e a respiração, podendo levar a crises de falta de ar. É causada principalmente por fatores alergênicos e tem elevada pré-disposição genética. Os sintomas geralmente iniciam na infância e podem apresentar remissão na adolescência, dando uma falsa sensação de “cura”, mas sabemos que a doença pode ficar “adormecida” durante anos e retornar em qualquer idade. A asma também pode ter sua primeira manifestação em qualquer época da vida, mesmo sem ter dado sintomas na infância. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS PRINCIPAIS DE ASMA?

 

Os principais sintomas são chiado no peito, tosse e falta de ar. Em geral, os sintomas aparecem em crises e podem ser desencadeados por fatores ambientais,mudança de temperatura ou contato com alérgenos e substâncias com odores

fortes, como produtos de limpeza, perfumes, ambientes com mofo, pelos de animais e penas. Sintomas tendem a se agravar no início da manhã ou durante a noite sugerindo descontrole da doença. Alguns pacientes apresentam crises

apenas em determinadas épocas do ano, por exemplo durante o inverno, primavera ou nas trocas de estação.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE ASMA?

 

Além do histórico familiar, dos sintomas clínicos e do exame físico, é de extrema importância realizar um exame de função pulmonar chamado espirometria – que serve não apenas para confirmar o diagnóstico mas também para avaliar a gravidade e monitorar o controle da doença. Este exame é realizado no consultório pelo pneumologista ou em laboratórios de função pulmonar. Exames de sangue para avaliar alergia respiratória através de testes de anticorpos específicos, testes alergênicos cutâneos (prick test) e exames radiológicos também podem ser necessários.

QUAL É O TRATAMENTO PARA ASMA?

 

O tratamento da asma é feito com medicações que reduzem a inflamação das vias aéreas e que dilatem os brônquios, melhorando a entrada e saída do ar e consequentemente a respiração. A melhor forma de tratar é usando medicações por via inalatória, através de diversos dispositivos existentes hoje em dia. Assim o medicamento é colocado diretamente na via aérea que está doente e age exatamente onde está o problema.  É de extrema importância , portanto, fazer uma avaliação minuciosa com um pneumologista para prescrever o tratamento correto, que deverá ser sempre individualizado. A dose e o tempo de tratamento serão definidos e determinados conforme a gravidade e  evolução da doença. Asma é uma doença totalmente controlável e prevenível quando tratada corretamente e precocemente. Na maioria dos casos, os pacientes bem assessorados e com o tratamento ideal, terão uma vida normal. 

DR. CESAR CASTELLAN

PNEUMOLOGISTA

CREMERS 18204 | RQE 8919

Prefere telefonar?

Clique aqui

CONSULTÓRIOS EM PORTO ALEGRE/RS:

24 de Outubro, 1681. Sala 301 e 302 - Moinhos de Vento. Tel. (51) 3333.2692 | WhatsApp (51) 99911.0395

Andradas, 1727. Sala 85 - Centro. Tel. (51) 3221.7574

  • icone_edited
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Dr. Cesar Castellan. Todos os direitos reservados.