Bubbles limpas

TABAGISMO

marca.cesar.castellan.pneumologista.png

O QUE É TABAGISMO?

 

O tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo, segundo a OMS. Antigamente acreditava-se que tabagismo era um hábito, mas ao longo do tempo foi concluído que trata-se da junção três tipos de dependência, sendo elas:

  • Dependência a nicotina/química

  • Dependência psicológica/emocional

  • Dependência do hábito

Não bastasse o vício, o tabagismo pode causar outras doenças. Isso ocorre pois a nicotina provoca alterações cardiológicas como aumento da frequência cardíaca e hipertensão arterial. Além disso, o tabagista absorve várias outras substâncias que podem prejudicar o corpo humano, podendo desenvolver a longo prazo, câncer nos pulmões, na boca, no esôfago, garganta, bexiga e é fator de risco para tantos outros, além de ser a causa principal do DPOC (enfisema pulmonar e bronquite crônica)  e outras doenças cardiovasculares.

COMO É FEITO O TRATAMENTO PARA TABAGISMO?

Parar de fumar é considerado um desafio grande, mas perfeitamente possível. Muitos pacientes não se sentem capazes de tentar sozinhos e na maioria das vezes desistem antes mesmo de tentar. Para tratar o tabagismo, é necessário tratar as três dependências de uma vez. É um tratamento que depende inicialmente da vontade de parar, e especialmente do comprometimento e da disciplina do paciente. Poderá ser indicado o uso de medicamentos específicos, que bloqueiam os receptores de nicotina cerebrais, reposição de nicotina transdérmica, antidepressivos com efeito ansiolítico e terapia cognitivo-comportamental. Após realizar uma avaliação com o pneumologista será definida qual a melhor estratégia terapêutica caso a caso e poderá ser necessário o encaminhamento para outros profissionais para uma abordagem multiprofissional. 

tabagismo2.jpg
logo.embreve.png

DR. CESAR CASTELLAN

PNEUMOLOGISTA

CREMERS 18204 | RQE 8919

Prefere telefonar?

Clique aqui