Bubbles limpas

TUBERCULOSE

O QUE É TUBERCULOSE?

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch, e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. O paciente com tuberculose pulmonar ao falar, tossir, espirrar ou rir elimina pequenas gotículas que contém os bacilos da doença, capazes de contaminar quem as inale.

COMO OS BACILOS CAUSAM A TUBERCULOSE?

O bacilo da tuberculose, ao ser inalado, penetra nos pulmões e produz uma infecção inicial que, em 95% dos casos, é curada pela própria imunidade da pessoa. Devido a alta prevalência de tuberculose no nosso meio, é habitual se encontrar na radiografia de tórax um “nódulo calcificado”, que é a cicatriz dessa infecção inicial curada naturalmente.

 

Em pequena parcela de indivíduos, meses ou até anos após esta infecção inicial, aparecerão sintomas próprios da doença, também conhecida como tuberculose "pós-primária”, e que se manifesta principalmente nos pulmões.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE TUBERCULOSE?

As manifestações clínicas são as mais variadas. O principal é a presença de tosse de longa duração, geralmente superior a quatro semanas. Além disso, ainda podem ocorrer: expectoração com aspecto de pus e/ou sangue, falta de ar e dor torácica. O doente apresenta cansaço, perda do apetite, emagrecimento, febre (geralmente à tarde) e sudorese noturna. A evolução destes sintomas costuma se prolongar durante semanas ou meses.

 

No Brasil, um país com alta incidência de tuberculose, toda pessoa com tosse superior a 3 semanas de duração deve realizar exames para investigar a causa e afastar a possibilidade de tuberculose.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE?

 

Através do exame médico é possível  suspeitar da doença quando os sintomas estiverem presentes. A confirmação do diagnóstico geralmente é feita através da realização de exame de escarro e radiografia torácica. Muitas vezes há a necessidade de se realizar exames mais específicos como broncoscopia e tomografia computadorizada.

HÁ OUTRAS FORMAS DE TUBERCULOSE ALÉM DA PULMONAR?

 

A tuberculose pode atingir qualquer órgão do corpo, no entanto, compromete os pulmões na grande maioria das vezes. Em até 15% dos casos há o comprometimento de outros órgãos como os rins, os ossos, os gânglios linfáticos (linfonodos), a pleura, a pele, as meninges, o trato gastrointestinal entre outros.

TUBERCULOSE TEM CURA? QUAL É O TRATAMENTO PARA TUBERCULOSE?

 

Hoje a tuberculose é curável com o uso de antibióticos efetivos contra o Mycobacterium tuberculosis. Ao serem tomados de forma regular, controlam rapidamente a doença, diminuem drasticamente a mortalidade e reduzem o período de transmissão. Este tipo de medicação está disponível na rede de saúde e é administrado geralmente em regime ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar.

 

O esquema de tratamento atualmente utilizado no Brasil dura 6 meses e envolve o uso de 4 medicações diferentes. Nos primeiros dois meses de tratamento os quatro tipos de antibióticos são combinados no mesmo comprimido e, nos quatro meses restantes, faz-se a complementação do tratamento com apenas duas medicações.

Para o sucesso do tratamento é fundamental a tomada diária dos comprimidos sem falhas e durante todo o período preconizado. O uso irregular da medicação ou a interrupção precoce do tratamento não leva à cura e pode originar formas resistentes de doença.

TUBERCULOSE NÃO ERA UMA DOENÇA EM EXTINÇÃO?

 

A tuberculose é a doença infecciosa mais comum no mundo, atingindo cerca de 8 milhões de pessoas, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública mundial. Até mesmo nos países desenvolvidos, onde acreditava-se que ela estava erradicada, a tuberculose retornou a ocupar um local de importância relacionado ao HIV/AIDS e ao aumento na taxa de migração das populações de países menos desenvolvidos e com piores condições socioambientais, sanitárias e sem programas de vacinas, o que facilita e promove a disseminação da doença.

DR. CESAR CASTELLAN

PNEUMOLOGISTA

CREMERS 18204 | RQE 8919

Prefere telefonar?

Clique aqui

CONSULTÓRIOS EM PORTO ALEGRE/RS:

24 de Outubro, 1681. Sala 301 e 302 - Moinhos de Vento. Tel. (51) 3333.2692 | WhatsApp (51) 99911.0395

Andradas, 1727. Sala 85 - Centro. Tel. (51) 3221.7574

  • icone_edited
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Dr. Cesar Castellan. Todos os direitos reservados.