Bubbles limpas

SARCOIDOSE

marca.cesar.castellan.pneumologista.png

O QUE É SARCOIDOSE?

 

Sarcoidose é uma doença rara cuja origem ainda não está bem estabelecida e que pode acometer vários órgãos do corpo, sendo os principais os pulmões, olhos, gânglios, pele, fígado e coração, causando uma inflamação difusa e a formação de pequenos nódulos que prejudicam o funcionamento destes órgãos . No tórax a doença pode se apresentar na forma ganglionar, afetando e aumentando o tamanho dos gânglios linfáticos do mediastino ou se manifestar no parênquima pulmonar desenvolvendo infiltrados nodulares ao longo dos feixes broncovasculares . Nos casos mais graves pode ocorrer a associação de ambas as formas, ganglionar e pulmonar.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE SARCOIDOSE?

  • Fadiga

  • Tosse seca persistente

  • Falta de ar

  • Gânglios difusos pelo corpo

  • Lesões de pele

sarcoidose2.jpg

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE SARCOIDOSE?

O diagnóstico normalmente é confirmado com a biópsia do órgão acometido (pulmão, pele, gânglios). Exames de sangue, de urina e tomografias são necessárias para entender a extensão da doença, além de uma avaliação oftalmológica e cardiológica . 

 

COMO É O TRATAMENTO PARA SARCOIDOSE?

 

A doença é crônica, não tem cura, e o objetivo do tratamento é tentar diminuir as lesões, ou pelo menos estagnar a doença, de forma que traga menos prejuízo aos pacientes. O uso de anti-inflamatórios esteroides ou imunossupressores pode ser necessária dependendo da extensão da doença. Muitas vezes pode haver remissão espontânea das lesões, mesmo sem tratamentos, mas isto depende de cada caso que deverá ser sempre acompanhado pelo pneumologista para definir a melhor estratégia terapêutica. 

logo.embreve.png

DR. CESAR CASTELLAN

PNEUMOLOGISTA

CREMERS 18204 | RQE 8919

Prefere telefonar?

Clique aqui