Bubbles limpas

DPOC

O QUE É DPOC?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) engloba duas doenças distintas, o enfisema pulmonar e a  bronquite crônica, que podem se manifestar de forma isolada mas na maioria das vezes estão associadas. A causa é uma inflamação anormal nas vias aéreas podendo estar associada também a destruição dos alvéolos (responsáveis pelas trocas gasosas, captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico) que ocorre pela exposição continuada a  partículas ou gases nocivos, sendo a principal delas o cigarro.  Estas condições provocam uma limitação ao fluxo de ar que com o passar do tempo se torna irreversível . Os pacientes com DPOC apresentam um maior risco para infarto agudo do miocárdio, osteoporose, diabetes e câncer de pulmão. 

A doença é atualmente a quarta maior causa de morte no mundo e a quinta no Brasil. De 12 a 15% das pessoas com mais de 40 anos no Brasil apresentam DPOC. Além do tabagismo de qualquer tipo de fumo, a poluição ambiental, exposições a inalantes agressores das vias aéreas sem proteção adequada no trabalho e contato domiciliar com fogão a lenha e tabagismo passivo são fatores de risco para desenvolver DPOC. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS PRINCIPAIS DE DPOC?

 

Falta de ar para a realização de esforços é a principal queixa do paciente com DPOC. Inicialmente ocorre para grandes esforços, havendo progressão ao longo do tempo para pequenos esforços. Em fases mais avançadas, pode ocorrer mesmo ao repouso. Além disso, pode haver tosse diária com ou sem secreçăo e queixa de chiado. Em fases mais avançadas da doença, pode haver reduçăo significativa do peso e perda de massa muscular.                                                                                         

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE DPOC?

 

A espirometria (prova de função pulmonar) associada aos sintomas respiratórios prolongados, principalmente em fumantes ou ex-fumantes, é o exame que confirma o diagnóstico. Exames de imagem também são de extrema importância no dianóstico das fases precoces da doença, no acompanhamento da evolução e também no rastreamento para câncer de pulmão, já que o risco é maior nestes pacientes. A tomografia computadorizada de tóxax de alta resolução é o exame de imagem mais indicado.

QUAL É O TRATAMENTO PARA DPOC?

 

A principal medida para tratar a doença é parar de fumar. Existem várias alternativas para se conseguir isto. Em alguns casos o tratamento medicamentoso anti-tabágico está indicado. O pneumologista saberá definir qual a melhor estratégia caso a caso.

Sabe-se que após a doença instalada, apesar de nenhum medicamento disponível atualmente ser capaz de revertê-la completamente, temos diversas excelentes alternativas para evitar a progressão da doença, aliviar os sintomas, melhorar a capacidade de realizar exercícios e a qualidade de vida, reduzindo os riscos de complicações e internações e consequentemente diminuindo mortalidade.

O tratamento ideal será definido pelo pneumologista e personalizado para cada paciente dependendo do estágio que a doença se encontra e suas particularidades  após avaliação e exame físico minuciosos além da análise de exames específicos.

A vacinação para Gripe e para Pneumonia devem ser realizadas em todos pacientes com DPOC.

Outras medidas complementares,como adotar um programa de Reabilitaçăo Pulmonar que  consiste na realizaçăo de técnicas respiratórias específicas, associada ao fortalecimento e treinamento da musculatura dos braços e das pernas, além da utilizaçăo de medidas para conservaçăo de energia, com o objetivo de aumentar a capacidade de realizaçăo de exercícios e melhorar a falta de ar são de extrema importância. Nas fases mais avançadas da doença pode haver necessidade de uso de oxigênio domiciliar através de concentradores ou indicação de transplante pulmonar. 

DR. CESAR CASTELLAN

PNEUMOLOGISTA

CREMERS 18204 | RQE 8919

Prefere telefonar?

Clique aqui

CONSULTÓRIOS EM PORTO ALEGRE/RS:

24 de Outubro, 1681. Sala 301 e 302 - Moinhos de Vento. Tel. (51) 3333.2692 | WhatsApp (51) 99911.0395

Andradas, 1727. Sala 85 - Centro. Tel. (51) 3221.7574

  • icone_edited
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Dr. Cesar Castellan. Todos os direitos reservados.