Bubbles limpas

PNEUMONIA

O QUE É PNEUMONIA?

 

Pneumonia é a infecção dos pulmões, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. É importante entender que os pulmões têm mecanismos naturais de defesa que nos protegem de microrganismos e a Pneumonia ocorre, justamente, quando microrganismos vencem essas barreiras de defesa e conseguem chegar até os brônquios e alvéolos.
Algumas doenças crônicas pulmonares podem favorecer o aparecimento de pneumonias.

COMO OCORRE A PNEUMONIA?

O mais comum é que as bactérias que habitam naturalmente a boca ou os seios da face consigam atingir os pulmões por uma falha no sistema de defesa do sistema respiratório. Elas geralmente são aspiradas através de microgotículas para dentro dos pulmões e isso pode acontecer durante o sono. São raros os casos em que a transmissão acontece de uma pessoa para outra, diferentemente da gripe.

 

Pessoas com dificuldades ou problemas de deglutição e portadores de doença do refluxo gastroesofágico também estão mais sujeitos a desenvolverem pneumonia. Idosos portadores de doenças neurológicas muito freqüentemente possuem essas situações e apresentam maior risco de desenvolver pneumonia por causa da aspiração.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE PNEUMONIA?

Os sintomas clássicos são tosse seca ou com produção de expectoração de aspecto inflamado, dores ao respirar, febre, calafrios, cansaço e fadiga, falta de ar e inapetência.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE PNEUMONIA?

 

O médico pode suspeitar de pneumonia através dos sintomas acima relatados pelo paciente associados ao exame clínico. O diagnóstico pode ser confirmado com a realização de uma radiografia simples do tórax. Na maioria das vezes, somente isso é suficiente. Em situações mais graves e que requerem internação, a realização de exames mais específicos pode ser necessária.

QUAL É O TRATAMENTO PARA PNEUMONIA?

 

O tratamento da pneumonia depende do seu agente causador. Como a maioria é de causa bacteriana , o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Em casos específicos são utilizados anti-virais ou anti-fúngicos. Geralmente o tratamento pode ser realizado em casa, tomando-se os antibióticos por via oral, ou dentro do hospital dependendo da gravidade. Existe uma série de critérios de gravidade que o médico deve avaliar quando faz o diagnóstico de pneumonia para definir qual o melhor local de tratamento e qual o melhor antibiótico a ser utilizado.

COMO PODEMOS PREVENIR A PNEUMONIA?

 

Não existe uma forma totalmente eficaz de se prevenir uma pneumonia. Manter hábitos saudáveis através de boa alimentação, atividade física e repouso adequado são fundamentais para um bom equilíbrio do sistema imunológico. A forma mais adequada de prevenção contra o risco de morte por pneumonia é a vacinação anual contra a gripe, pois as pneumonias costumam ser complicações de uma gripe. Em idosos, a vacinação contra a gripe reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias quando comparados aos não vacinados. Além da vacina para a gripe, existem também dois tipos de vacinas para Pneumonia, específicas contra cepas do pneumococo, uma das principais bactérias causadora da pneumonia, que ajudam a conferir proteção contra a doença.

Prefere telefonar?

Clique aqui

CONSULTÓRIOS EM PORTO ALEGRE/RS:

24 de Outubro, 1681. Sala 301 e 302 - Moinhos de Vento. Tel. (51) 3333.2692 | WhatsApp (51) 99911.0395

Andradas, 1727. Sala 85 - Centro. Tel. (51) 3221.7574

  • icone_edited
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Dr. Cesar Castellan. Todos os direitos reservados.